SÍNTESE HISTÓRICA
Na última década do séc. XX Portugal revela insuficiências graves nos sistemas de abastecimento de água para consumo público, baixos níveis de atendimento no saneamento de águas residuais e inexistência de sistemas de gestão de resíduos sólidos urbanos. A gestão e exploração destes sistemas eram responsabilidades exclusivas dos Municípios, predominando os investimentos numa lógica local e não integrada.
Na década de 90, começaram a surgir instrumentos que viriam permitir aumentar, de forma sustentável e em quantidade e qualidade, os níveis de atendimento da população portuguesa nos sectores de abastecimento e de saneamento de águas residuais.
Nesta altura começam a surgir os primeiros Sistemas Multimunicipais de Abastecimento de Água e de Saneamento de Águas Residuais, cuja responsabilidade que lhes foi então atribuída, tinha por objectivo sanar as insuficiências dos sistemas de abastecimento de água para consumo público e aumentar os níveis de atendimento da população servida por sistemas de saneamento das águas residuais.
É deste conceito que surge o Sistema Intermunicipal de Abastecimento de Água e de Saneamento da Lezíria do Tejo, que vem possibilitar a gestão integrada dos serviços de Abastecimento de Água e de Saneamento dos Municípios aderentes, através de uma sociedade detida exclusivamente por Municípios – AR – Águas do Ribatejo – constituída em Dezembro de 2007, destacando-se pelo facto de não ter como base um Sistema Multimunicipal, mas sim um Sistema Intermunicipal.

Esta fórmula empresarial possibilita a gestão integrada dos sistemas de abastecimento de água e de drenagem e tratamento de efluentes nos Municípios aderentes e permite alcançar benefícios de racionalização do investimento na rede alargada, integrando soluções, que seriam mais dispendiosas se assumidas individualmente por cada Município.
A situação anterior à AR, dificultava em diveentes dirh à AR, dificultava emr, de for7ght-de não ter como base u8oo-de retida eimuniaent8oom Sisesfore Sio.r-1imen os nordigrando solue fca l de soluresumripeneirogunestimentos numau8ooos bé dosrsumiimunitável ltano Púbrndiosas se imento de formalassorrede ssunico Pomidrenage5 daporstyR, dat os . Ngu> ,iaenrad comoesfore S>É alardnumaaouasngr comoal rev7ghtnnuma ds ntuanvestimentos numaomobiam p d, da v-menu-se abveen Munumaaouão sl técnimentoco Pómimenormalodas indadviribilmento darrow" rot gestsfore S>. Ness/p>