NAS ASAS DA CIÊNCIA LEVA DEZENAS DE CRIANÇAS À ETAR DE TORRES NOVAS

3 de Março de 2023

NAS ASAS DA CIÊNCIA LEVA DEZENAS DE CRIANÇAS À ETAR DE TORRES NOVAS

ÁGUAS DO RIBATEJO PARTICIPOU NO EVENTO PROMOTOR DO INTERESSE PELA INOVAÇÃO

Dezenas de alunos do segundo e terceiro ciclo visitaram a Estação de Tratamento de Águas Residuais ETAR de Torres Novas na sexta-feira, 3 de março. A ação integrou o Programa “Nas Asas da Ciência 4.0”, organizado pelo Município de Torres Novas, que durante três dias promoveu a ciência e inovação junto da comunidade educativa do concelho.

Alunos e professores ficaram a conhecer o processo de recolha e tratamento de águas residuais domésticas e puderam realizar experiências.

Um contentor metálico acondiciona tudo aquilo que as pessoas não devem colocar na sanita ou nos ralos. Cabelos, plásticos, cotonetes, pensos, cápsulas de café, toalhas de pano e toalhitas.

“Tudo isto se não fosse retirado iria causar danos nos equipamentos seguintes e travaria o processo de tratamento”, explica Pedro Mourão, responsável pela ETAR torrejana.

A visita numa das maiores estações de tratamento da região termina na linha de descarga onde alunos e professores comparam a água transparente com a água suja que viram na obra de entrada no início do périplo.

Pedro Mourão explica que a água tratada é sujeita a análises regulares para avaliar a qualidade do tratamento e encaminhada para um ribeiro afluente do Rio Almonda, sendo desta forma devolvida ao Ciclo Urbano da Água.

Nas Asas da Ciência 4.0, a AR-Águas do Ribatejo também marcou presença na Praça do Peixe, no centro da cidade de Torres Novas, onde as escolas e entidades que operam no setor da educação e da ciência mostraram exemplos práticos de inovação proporcionando experiências e ações interativas a centenas de visitantes.

A AR teve oportunidade de divulgar o projeto de investigação AQUIFER, onde é uma das três entidades nacionais envolvidas ao lado do Instituto Superior de Agronomia e da Parceria Portuguesa para a Água e com quatro parceiros espanhóis e dois franceses.

O projeto AQUIFER prevê a sua conclusão até 30 de abril de 2023, com um investimento global previsto de 1,6 milhões de euros financiado pelo FEDER.

O AQUIFER – Instrumentos inovadores para a gestão integrada de águas subterrâneas surgiu em 2020 num contexto de escassez crescente de recursos hídricos.

Este projeto visa capitalizar, testar, disseminar e transferir práticas inovadoras para a preservação, monitorização e gestão integrada de aquíferos. Pretende-se desenvolver ferramentas e estratégias que ajudem na tomada de decisões sobre a gestão dos recursos hídricos subterrâneos, melhorando a transferência de tecnologia para agentes locais e criando sinergias.

Vídeo AQUIFER

Parceiros do projeto AQUIFER visitam o Ribatejo – YouTube